Aprendizagens essenciais de Filosofia


As Aprendizagens Essenciais de Filosofia (AE de Filosofia) serão obrigatórias para o 10.º ano, em todas as escolas e agrupamentos, já no ano letivo de 2018-2019, que começa já em setembro. Aguarda-se ainda a publicação da versão definitiva das AE de Filosofia, que não deve ser muito diferente da versão para discussão apresentada na página da DGE, até porque o período de consulta já terminou. Poderão ver aqui:


No ano letivo seguinte serão obrigatórias, em todas as escolas e agrupamentos, as Aprendizagens Essenciais de Filosofia para o 11º ano, que continuam em período de consulta pública, e que também já estão publicadas na página da DGE:


Destacam-se as duas principais diferença relativamente ao programa de Filosofia em vigor: na lógica não há qualquer opção e é ensinada no início do 10.º ano; por sua vez, a filosofia da religião e a estética serão ambas lecionadas no 11.º ano, sem opção (ambas são obrigatórias).

Pelo meio, há alguns tópicos que são eliminados, tanto no 10.º como no 11.º anos.  

Comentários

Isabel Alves disse…
Bom dia. Recebi a vossa notificação acerca da publicação das aprendizagens essenciais para a disciplina de filosofia do 11.º ano, que agradeço desde já. Surpreendeu-me o facto de afirmarem que são obrigatórias para todas as escolas no próximo ano letivo (para o 10.º ano) pois, pensava que a sua adoção só seria obrigatória para as escolas inseridas no projeto da flexibilização curricular. Sou a única docente do grupo disciplinar no meu agrupamento o que , por vezes, dificulta o esclarecimento destas dúvidas.
Luísa Barreto disse…
Bom dia.
Li, 'por aqui', que os autores do 50LF iriam facultar materiais, em papel ou on line, de apoio à lecionação da lógica a introduzir no 10º ano. Na minha escola adotou-se o 50 LF no 11º mas não no 10º , o nosso manual de 10º é Razões de Ser. Poderemos ter acesso a esses materiais que virão a disponibilizar?
Agradeço, desde já, a V/ atenção,
Luísa Barreto
Aires Almeida disse…
Cara Isabel Alves.

As Aprendizagens Essenciais do 10.º ano são obrigatórias para todas as escolas, sem exceção, a partir deste ano letivo de 2017-2018, como aqui noticiámos e se pode confirmar na página da DGE. As AE do 11.º ano são obrigatórias apenas para as escolas que no ano letivo passado estavam inseridas no projeto de flexibilização curricular, uma vez que essas escolas já trabalharam com as AE do 10.º ano.

Assim, as AE do 11º ano serão obrigatórias próximo ano letivo para todas as escolas.

Uma nota final para esclarecer um aspeto que pode gerar alguma confusão. Legalmente, todas as escolas estão já inseridas no projeto de flexibilização curricular no 10º ano, mesmo as que optaram por dedicar a isso 0% da carga letiva. O que a lei diz é que podem dedicar até 25%, mas ainda que decidam dedicar 0%, a flexibilização está em vigor na mesma.
Aires Almeida disse…
Cara Luísa Barreto.

Foram facultados materiais tanto para o 10º ano como para o 11.º ano. No caso do 10.º ano, incluem-se aspetos da lógica que não são lecionados no 11.º ano (por exemplo, as falácias da falsa relação causal e ad populum).

Quanto à distribuição dos materiais de apoio elaborados pelos autores, vale a pena esclarecer que ela não é da responsabilidade dos próprios autores, sendo tal distribuição feita de forma automática aos colegas inscritos (confrontando automaticamente com a base de dados dos professores que lecionam nas escolas que adotaram os respetivos manuais: só do 10º ano, só do 11.º ano ou de ambos).

Assim, acreditamos que se os professores de uma dada escola não tiverem adotado o manual de um dos anos, então não há maneira de os materiais lhes serem endereçados. Além disso, nós não podemos (nem sabemos) acrescentar nomes à base de dados oficial.

Mas, como se disse acima, foram enviados materiais adequados para ambos os anos. Esperemos que sejam úteis.

Mensagens populares deste blogue

Críticas à Teoria da Justiça de Rawls

Dedução e indução