Mensagens

A mostrar mensagens de Julho, 2015

Umas cosmicomix férias

Imagem
Este blogue, como provavelmente a maioria dos seus leitores, vai de férias. Desejamos, por isso, umas boas férias a todos. Umas boas férias incluem também boas e agradáveis leituras. Aqui fica uma sugestão, que é simultaneamente uma excelente novidade editorial: Cosmicomix: À descoberta do Big Bang (Gradiva), do astrofísico Amedeo Balbi e do artista de banda desenhada Rossano Piccioni.
Os leitores do aclamado Logicomix já sabem com o que contar, pois trata-se do mesmo conceito e do mesmo formato, desta vez sobre as origens do Universo.

Até setembro, provavelmente com nova cara.

O que nos mostra a história da matemática sobre mudanças de paradigma?

Imagem
Diz a lenda que o oráculo de Apolo previu uma vez que uma praga cessaria se um certo altar fosse duplicado em tamanho, mantendo a sua forma [cúbica]. Se os cidadãos preocupados tivessem aumentado cada aresta do altar em um terço, o resultado seria um objecto aproximadamente 2,37 vezes o tamanho do objecto original. Pensar-se-ia que o deus ficaria agradado com estes adicionais 37%, mas a lenda é que a praga continuou depois de duplicarem cada aresta do altar, aumentando oito vezes o seu tamanho. Se os cidadãos aumentassem os lados originais em 26%, o altar ficaria aproximadamente 2,0004 vezes o seu volume original. Isto agradaria certamente ao deus. A diferença entre duas vezes o tamanho e 2,0004 vezes o tamanho não é detectável experimentalmente, pelo menos pelos seres humanos. Todavia, os matemáticos Gregos assumiram a tarefa de duplicar exactamente o tamanho do altar. Eles não estavam interessados numa aproximação, por melhor que pudesse ser. Esta questão “prática” de prevenir…

CLEF

Imagem
Para portugueses e brasileiros. Vale a pena espreitar (ou dar uma olhada, como dizem os nossos amigos brasileiros) e colaborar. (clicar na imagem para ir para a página do CLEF)

Exame, 2.ª fase

Foi realizada ontem a prova de exame nacional de Filosofia, da 2.ª fase. A prova pode ser consultada aqui e os respetivos critérios de classificação aqui.

O método socrático, a matemática e o método platónico

Imagem
Eis uma excelente novidade editorial: Filosofia da Matemática, do reputado filósofo Stewart Shapiro, com tradução e notas do Professor Augusto Franco de Oliveira, para a coleção O Saber da Filosofia, das Edições 70. É um livro onde, a propósito da matemática, também se pode aprender alguma da melhor filosofia, seja no domínio da metafísica, da epistemologia ou até da filosofia da linguagem. Os autores cujas ideias são introduzidas e discutidas vão de Platão ao próprio autor, Stewart Shapiro, também ele um distinto filósofo da matemática, passando por Aristóteles, Kant, Mill, Frege, Russell, Wittgenstein, Hilbert, Carnap, Gödel e Quine, entre muitos outros.
Aqui fica um interessante excerto sobre um aspeto muito conhecido da história da filosofia, mas que que não deixa de ser bastante informativo.      Tanto quanto se sabe, os interesses principais de Sócrates residiam na ética e na política, não na matemática e ciência. Considerou-se como imbuído de um mandato divino para espalhar a …

Sete ideias mais baratas

Imagem
A versão Kindle do meu livro Sete Ideias Filosóficas que Toda a Gente Deveria Conhecer (Bizâncio) estará em promoção na Amazon brasileira durante todo o dia de hoje, ao preço de 1.99 reais (preço normal: 6.64 reais).

Existir ou não existir

Imagem

Últimas notícias

Imagem