Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2015

Janelas para a Filosofia na Antena 2

Aborto, eutanásia e direitos dos animais

Imagem
Nada melhor para quem quer discutir disciplinada e filosoficamente temas e problemas como estes do que começar por ler Ética com Razões, da autoria de quem mais tem refletido e mais sabe sobre o assunto. Este livro de Pedro Galvão, recentemente publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, é uma boa notícia. Até pelo preço.

Conferência de Filosofia na ES Teixeira Gomes

Imagem
É já na próxima sexta-feira, com o conhecido realizador António Pedro Vasconcelos.


Janelas Para a Filosofia na Antena 2

Imagem
Os autores de Janelas para a Filosofia falam diariamente na Antena 2 sobre as questões filosóficas discutidas no livro e não só. Trata-se de uma entrevista conduzida por Ana Paula Ferreira para o programa Império dos Sentidos, de que é produtora, e que está no ar nas manhãs de segunda a sexta, entre as 7 e as 10 horas, com apresentação de Pedro Alves Guerra.
A entrevista desenrola-se ao longo de vários dias do mês de fevereiro, com cerca de 10 minutos por dia, a transmitir pelas 8:30h. Na emissão de ontem (quinta-feira) o tema foi o dos valores, do relativismo dos valores e da crise de valores. No programa de hoje, o tema será a ética.
A entrevista é acompanhada de algumas sugestões musicais minhas e do Desidério.


Estética e ética: foi assim na ES Romeu Correia

Imagem
Aqui fica um breve resumo do que se passou na minha palestra do dia 29 de janeiro na Escola Secundária Romeu Correia, no Feijó (Almada), a convite do seu grupo de filosofia. 
O prof. Rui Martinho, vice-diretor do Agrupamento de Escolas Romeu Correia, a quem agradeço a simpática apresentação.
O que está realmente em causa?

A questão central
Os exemplos usados
Mais exemplos: Lhermitte, Victor Hugo, Hitler e K. D. Friedrich
Mais exemplos: Turner, Alma-Tadema, Wes Anderson, R. Mapplethorpe, Diane Arbus
Exemplos polémicos: Andres Serrano, Leni Riefenstahl; Wim Delvoye, Guillermo Vargas
O que eu penso, tomando estes casos como exemplo:


Agradeço ao grupo de filosofia e aos muitos alunos presentes, que fizeram várias intervenções oportunas e interessantes.

Descontos de 30% na Gradiva

Imagem
A Gradiva está a promover um desconto nos livros da Filosofia Aberta, entre outras publicações daquela casa editora. Vale a pena aproveitar, até porque os portes são gratuitos para Portugal.