Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2014

Validades silogísticas condicionais

Imagem
Na página 32 do 50LF11, sugerimos, em nota para o professor, a inclusão de uma quinta regra: se as premissas forem universais, a conclusão não pode ser particular. Esta regra estava originalmente elencada no rol das regras silogísticas, mas acabou por ser eliminada para responder à preferência dos professores que optam por excluir classes vazias, em vez de usar a quinta regra.

Contudo, esta quinta regra não exclui apenas silogismos da forma AAI, que são condicionalmente válidos, sob a condição de não usarmos classes vazias, mas também silogismos da forma AAO, que também são condicionalmente válidos, mas sob a condição de não só não usarmos classes vazias, como também não usarmos termos co-extensionais.

O que não prevíamos era que a eliminação da quinta regra do elenco acabaria por levantar algumas perplexidades em alunos e professores, quando descobrem que as quatro regras elencadas não excluem as validades condicionais. Acontece que não só não excluem, como não visam exclui-las; ela…

Janelas para a filosofia

Imagem
O livro Janelas Para a Filosofia, dos autores deste blogue, começa hoje a ser distribuído pelas livrarias de todo o país e já pode ser encomendado na página da Gradiva (com desconto e portes grátis). Deixamos abaixo um pequeno excerto, para se poder ficar com uma ideia.

As éticas deontológicas são muito rígidas; as consequencialistas são um pouco mais flexíveis. Mas em ambos os casos temos teorias concebidas em termos quase científicos: como se fossem teorias da geometria ou da física. Estas teorias são generalistas, no sentido em que, em cada caso particular, a mera aplicação dos seus princípios gerais nos dá uma resposta adequada. Por exemplo, para saber qual é a área de um dado terreno, aplicamos os princípios gerais da trigonometria; e ficaríamos muito surpreendidos se estes princípios não dessem resultados inteiramente adequados. Todavia, isso é exactamente que parece acontecer no caso das teorias deontologistas e consequencialistas: ao aplicá-las a casos particulares, como os c…

Filosofia da música

Imagem
Uma excelente antologia organizada por Vítor Guerreiro, que também escreve a introdução. Trata-se de filosofia no seu melhor. Uma breve descrição aqui e uma espreitadela no próprio livro aqui.