terça-feira, 23 de setembro de 2014

Onde melhor se estuda filosofia?

Por vezes há alunos que pretendem estudar filosofia no ensino superior e perguntam ao seu professor do 11º ano qual a melhor universidade para o fazer. Muito mais raros são os alunos que dizem querer estudar filosofia nas melhores universidades, mesmo que tenham de sair de Portugal. Neste caso, o melhor é recomendar a consulta do ranking anual QS, um dos mais fiáveis que há. Claro que estes rankings são falíveis, mas não deixam de ser um indicador a ter em conta, pois baseiam-se em trabalho sério e em critérios razoavelmente precisos.


No ranking mundial de filosofia, o primeiro lugar pertence à Universidade de Nova Iorque (a NYU, que não deve ser confundida com outras universidades sediadas na mesma cidade, como a CUNY e a Columbia University). A NYU destronou este ano a Universidade de Oxford, que passou agora para segundo lugar.

Como curiosidade, a universidade de língua portuguesa melhor classificada é a brasileira Universidade Estadual de Campinas, que se encontra em 42.º lugar. O ranking apenas tem as duzentas melhores do mundo e não inclui qualquer universidade portuguesa. 

Outra curiosidade é que a melhor da península ibérica é a Unversidade de Barcelona, que está no grupo das universidades entre os lugares 51 e 100.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Manual digital nas escolas

A partir desta semana os colaboradores da Didáctica Editora irão começar a entregar nas escolas o cartão 50LF, com o manual digital do 11º ano completamente atualizado. Estejam atentos à sua visita. Qualquer dúvida ou apoio adicional, não hesitem em falar com os colaboradores da editora, que terão todo o gosto em responder às vossas solicitações.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Congresso Português de Filosofia

É já no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de setembro, que se realiza em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e, mesmo em frente, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Congresso Português de Filosofia. O congresso reúne contributos de todas as áreas e estilos de filosofia, sendo organizado pela Sociedade Portuguesa de Filosofia, com a colaboração da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica, da Associação Portuguesa de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade de ética Ambiental e da Sociedade Portuguesa de Filosofia Analítica. 

Os principais oradores convidados são o filósofo francês Jacques Bouveresse e o filósofo italiano Gianni Vattimo, ambos com obras traduzidas para português.

Poderá obter mais informações na página do Congresso

Bom trabalho!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quase todos os professores terminaram as suas férias e começaram já a trabalhar, apesar de as aulas se iniciarem apenas lá para o meio do mês. É, pois, altura de desejar um bom ano de trabalho para todos os professores de Filosofia.