Mensagens

A mostrar mensagens de Julho, 2014

Como os nomes adquirem o seu significado

Como explicar a interessante descoberta de que a Estrela da Manhã (Vénus) é a Estrela da Tarde (Vénus)? Uma questão intrigante, que está na origem da contemporânea filosofia da linguagem. Frege, Russell e Kripke sobre o significado. Por Adriana Silva Graça.

Exame de Filosofia da 2.ª fase

Escolas 50LF 11

Temos já a lista quase definitiva das escolas que, em Portugal e em África, adotaram o 50LF 11. Agradecemos aos colegas a confiança em nós depositada, e aqui estaremos ao longo destes seis anos para trabalharmos em conjunto em prol da excelência do ensino da filosofia. Continuaremos a produzir materiais explicativos para o manual digital, a que têm acesso gratuito todos os professores das escolas que escolheram os nossos manuais.

O que é a arte? Respostas

Imagem
Tentando resumir o mais brevemente possível (numa frase ou pouco mais) as perspectivas apresentadas no colóquio "O que é a arte?", realizado no passado dia 4, sexta-feira, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o resultado é o seguinte:

Herman Siemens apresentou a perspectiva nietzscheana da arte como afirmação do génio criador.
Katia Hay caracterizou a perspectiva de Schelling da arte como a contraparte estética e objectiva da intuição intelectual subjectiva própria da filosofia.
Aires Almeida apresentou a resposta de Tolstói, de acordo com a qual a arte é expressão contagiante de sentimentos.
Carlos João Correia expôs a resposta de Clive Bell, segundo a qual o que faz de algo uma obra de arte é a forma significante.
Ana Baptista apresentou a definição de Collingwood, para quem a arte propriamente dita é expressão clarificadora de emoções.
Américo Marcelino esclareceu a perspectiva de Goodman, para quem algo é arte enquanto funciona como símbolo estético no inte…