Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2014

O inato e o a priori são coisas distintas

Imagem
É importante notar que o tópico do inatismo é distinto da questão do a priori. O inatismo não diz respeito à justificação; é apenas uma noção temporal que tem que ver com a questão de perceber se certos conceitos, crenças ou capacidades são possuídos à nascença. A categoria do a priori, no entanto, destaca as verdades em que temos justificação para acreditar sem atendermos à nossa experiência. Foi sugerido que averiguar se temos capacidades ou crenças inatas é uma questão empírica. A questão mais importante, porém — aquela que divide o empirista e o racionalista — é se alguma das nossas crenças sobre matérias empíricas substanciais tem justificação a priori, questão esta que é independente da questão temporal que trata de averiguar quando é que crenças ou capacidades específicas são adquiridas. Podemos ver que estas questões são independentes atendendo à possibilidade de termos crenças inatas que não possuem justificação a priori. Mesmo que eu tenha uma crença em Deus à nascença, sub…

Mais respostas a questões de revisão

Imagem
As respostas às questões de revisão das lições 15 à 25 (inclusivamente) estão disponíveis no manual digital já desde a semana passada. Como alguns colegas podem não ter reparado, vale a pena anunciá-lo aqui. Essas lições dizem respeito a toda a parte da ética (utilitarista de Mill e deontológica de Kant), assim como aos temas de filosofia política (a articulação entre ética, direito e política, e a teoria da justiça de Rawls).
Mais uma vez se sublinha que todos os professores que leccionam com 50 LF, e só esses, têm acesso ao manual digital.

O que é conhecer algo?

Já foi aqui divulgada, mas esta curta entrevista é provavelmente útil nesta altura, pois grande parte dos estudantes do 11º ano começam agora a discutir o problema da definição tradicional do conhecimento.

Informações-exame

Imagem
As informações sobre os exames de Filosofia do presente ano letivo foram já publicadas pelo GAVE no seu site, estando disponíveis aqui.