50LF 11


Apresentação

Relativamente ao manual do 10.º ano, encontramos neste 50LF cinco novidades.

A primeira é a introdução de atividades no final de cada lição. No total, introduzimos 96 atividades imaginativas e tão estimulantes quanto possível, que incluem palavras cruzadas, preenchimento de tabelas e trabalho de texto, entre outras. Estas atividades tanto podem ser desenvolvidas em grupo como isoladamente, em casa ou na sala de aula.

A segunda novidade é a inclusão de um útil resumo das aprendizagens de cada capítulo, com o título Neste capítulo aprendi que. Numa página apenas, o estudante dispõe de um útil resumo que o orienta porque é uma indicação do que precisa de dominar antes de passar para o capítulo seguinte.

A terceira novidade é a inclusão de um glossário, no final do manual, que inclui todos os conceitos que foram trabalhados. Deste modo, sempre que tiver dúvidas, o estudante tem um guia de referência rápida a que pode recorrer facilmente.

A quarta novidade é o modo como propomos a abordagem dos temas/problemas da cultura científica e tecnológica. Ao invés de mais conteúdos algo rígidos, ainda que opcionais, decidimos incluir inovadores guias de exploração filosófica do cinema e da literatura. O trabalho dos temas/problemas ganhou assim uma integração cultural com a vida do estudante, e uma conexão com os contratos-leitura das escolas.

Finalmente, a quinta novidade é a inclusão de 100 Textos Complementares no Caderno do Estudante, que, além de incluírem vários esclarecimentos, permitem um trabalho de texto mais intenso e uma diversificação das atividades letivas.

Como no nosso manual anterior, aliámos o rigor científico à simplicidade didática, tendo sempre firmemente em vista a preparação para os exames nacionais. Mas, sobretudo, quisemos oferecer um instrumento de trabalho que seja estimulante e permita diferentes percursos, consoante as personalidades e opções dos professores.

Conteúdos



Comentários

  1. Caros Autores,
    Numa leitura rápida do índice, detecto melhorias face ao manual do 10º Ano. Para já parecem-me os conteúdos mais suportados (com actividades orientadas) e enquadrados.
    Aguardemos pela versão final para poder avaliar melhor. Só lamento que tenhamos de seguir o acordo ortográfico nos manuais…
    Parabéns à equipa,
    Luís Vilela

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Luís. É verdade que tentamos melhorar vários aspectos do do manual do 10º ano. Tem coisas mesmo bastante diferentes, como poderão confirmar em breve. Esperemos ter ido de encontro às necessidades de alunos e professores.
    No que me diz respeito, também lamento que tenhamos de seguir o acordo ortográfico.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Só posso parabenizar os autores. Desde o "Arte de pensar", os materiais produzidos pelos mesmos são referência para muitos professores e estudantes de filosofia brasileiros.
    Um abraço,
    Vânia Möller

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

O universo da lógica

Filmes