O conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto

Eis um dos slides da apresentação (powerpoint) para Capítulo 6 do novo 50LF para o 11.º Ano. Trata-se do capítulo sobre a estrutura do ato de conhecer.

Comentários

  1. Boa tarde, eu gostaria de saber a resposta a uma dúvida. No meu teste, saiu o pequeno texto sobre a fenomenologia e a ultima alínea era '(...) o conhecimento é copia ou construção da realidade? Justifica.'

    ResponderEliminar
  2. Olá, Daniela. Suponho que usas este manual na tua escola. Como poderás confirmar, não encontras nele aquilo a que por vezes se designa como a descrição fenomenológica do ato de conhecer, embora haja alguns elementos comuns. Isto não significa que o manual ou o teu professor não estejam a cumprir o programa, pois este diz que se pode recorrer «à
    perspectiva de análise que parecer aos docentes mais adequada».

    Quanto à pergunta do teu teste, a tua dúvida sobre a resposta a dar? Se for isso, tenho de te decepcionar dizendo que se trata de uma pergunta de opinião, podendo o aluno defender correctamente opiniões diferentes. Não há, em princípio, uma resposta certa. Em minha opinião, os argumentos a favor da opinião de que o conhecimento é uma construção da realidade são fraquíssimos. Já imaginaste a ideia de a proposição de que a Espanha é maior do que Portugal ser apenas uma construção nossa? Ou que a Terra gira em torno do Sol? Mas recusar esta posição (que alguns chamam idealista, outros anti-realista e outros ainda construtivista) não implica defender que o conhecimento é cópia da realidade, pois há outras posições, nomeadamente a de que há elementos que dependem exclusivamente do objecto e outros que são uma contribuição do sujeito. Assim, levada à letra (coisa que não tem de ser feita, pois conta também o contexto das aulas em que isso foi leccionado), a pergunta aponta para um falso dilema. Seja como for, é uma pergunta que exige já algum conhecimento filosófico mais sólido sobre as diferentes teorias acerca da natureza do conhecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a minha professora considera que a resposta correta é "construção" e justificou-se ao resto da turma com os mesmos argumentos como eu justifiquei, o que originou uma grande confusão na sala de aula. Não sei se já tinha referido, mas como a professora eu também respondi que era "construção".

      Obrigada

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

O universo da lógica

Filmes