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A mostrar mensagens de Abril, 2013

NO JARDIM DA FILOSOFIA - José Gil sobre a filosofia e a discussão pública

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Este vídeo faz parte da série de entrevistas com diferentes filósofos, com o título genérico NO JARDIM DA FILOSOFIA. É uma iniciativa minha, embora tenha contado com o indispensável apoio da Didáctica Editora, a quem agradeço. Todos os vídeos estão publicamente disponíveis em canal próprio do YouTube. Outras entrevistas foram já gravadas e algumas agendadas. Este projecto é, pois, para durar. 
Neste vídeo José Gil fala sobre o ensino da filosofia e da sua intervenção na discussão pública.


Uma boa sebenta

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Sebenta de Filosofia
http://blog.domingosfaria.net Domingos Faria

Blog com material filosoficamente rigoroso e muito bem arrumado. Tem textos acessíveis a estudantes e outros algo mais exigentes, mas merece sem dúvida uma visita regular. 



Faro

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Em Faro, apresentamos o nosso manual aos professores no Hotel Eva, dia 4 de Maio (sábado), às 9:15 da manhã. Para se inscrever, clique aqui.

Costa da Caparica

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O nosso manual será apresentado na Costa da Caparica no dia 3 de Maio (sexta-feira), às 16:15, no Hotel Costa da Caparica. Para se inscrever, clique aqui.

Procurando Sophia

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Em Busca de Sophia
http://hermes-embuscadesophia.blogspot.pt Hermes e Isabel Laranjeira

Mais um bom blog de filosofia destinado a estudantes do secundário, cujos autores são professores de filosofia da EB c/S de Oliveira de Frades. Regularmente actualizado e com muita participação de alunos nas caixas de comentários, tem também traduções de textos bastante úteis.





O 25 de Abril no 50LF

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No 50LF, o 25 de Abril não foi esquecido. Apresentamos a seguir um excerto da lição 50 do nosso manual, no qual fizemos questão de usar como exemplo a realidade que era Portugal antes dessa imensa, dessa grandiosa lição de sentido democrático, civismo e elevação moral que foi a revolução pacífica de 25 de Abril de 1974.

A 25 de Abril de 1974, Portugal foi libertado de um regime político ditatorial pelos militares e com o apoio de milhares de pessoas comuns. Entre outros aspetos, o regime era ditatorial porque não havia eleições livres nem liberdade de expressão. O que se publicava nos jornais e livros, por exemplo, era controlado pelo estado.

O silenciamento que existia em Portugal não visava apenas proteger os próprios governantes da contestação pública, pois muitas das coisas proibidas não tinham importância política. O objectivo de uma parte do silenciamento era proteger as pessoas de ideias não políticas que os governantes consideravam falsas ou incómodas; ou seja, tratava-se de s…

A propósito do 25 de Abril: Sandel e a necessidade do debate democrático

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O 25 de Abril é o símbolo da democracia em Portugal. Eis um importante aspecto em que ainda precisamos de melhorar muito, de modo a dar substância à democracia. Pelo omnipresente Michael Sandel.

Lev Tolstói sobre a arte

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Está já disponível o livro O Que é a Arte?, de Lev Tolstói, com tradução do russo de Ekaterina Kucheruk e revisão científica e introdução de Aires Almeida. Mais informações...

Uma lição sobre ética kantiana

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JML filosófica

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Filosofia na JML http://filosofianajml.blogspot.pt I. M. Nunes Tomé
Um blog regularmente actualizado com apontamentos, textos e trabalhos de filosofia de e para alunos do secundário. O seu autor, Nunes Tomé, professor na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, apresenta frequentemente artigos com interesse filosófico, publicados em jornais e revistas.

O quadrado de oposição e o problema do livre-arbítrio

A afirmação «As nossas acções são livres» é particular ou universal? Parece não haver grandes dúvidas que é uma afirmação universal. 
Ora, qual é a negação da afirmação de que as nossas acções são livres? Como se pode confirmar pelo quadrado de oposição, a negação de «As nossas acções são livres» é uma particular negativa, mais precisamente: «Algumas das nossas acções não são livres».
Assim, se me perguntarem se as nossas acções são livres e eu responder que não, isso implica que não sou determinista moderado? A resposta é que não implica tal coisa, pois posso — como muitos deterministas moderados — defender que algumas das nossas acções são livres e que outras não o são. 
Mas isto sugere que a maneira correcta de formular o problema do livre-arbítrio talvez não seja por meio da pergunta «As nossas acções são livres?» Em vez disso, seria mais adequado perguntar «Temos livre-arbítrio?»
Ora, não é a mesma coisa perguntar se as nossas acções são livres e perguntar se temos livre-arbítri…

S. Miguel

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Em S. Miguel, o nosso manual será apresentado no Hotel Royal Garden no dia 27 de Abril (sábado), às 9:15 da manhã. Para se inscrever, clique aqui.

Dedução e indução

No 50LF apresentamos brevemente a diferença entre a validade dedutiva e a validade indutiva; depois, no Livro de Apoio, explicamos mais detidamente algumas subtilezas a que temos de dar atenção para não cometer erros. Vale a pena recapitular algumas ideias centrais importantes, pois o mais recente teste intermédio de filosofia pode induzir em erro.
A primeira coisa a dizer é que alguns alunos trazem a ideia falsa de que nas deduções se parte do geral para o particular, ao passo que nas induções se parte do particular para o geral. As duas ideias são falsas, o que é fácil provar recorrendo a dois contra-exemplos simples:
Alguns estudantes são portugueses.
Logo, alguns portugueses são estudantes.

Todos os canários que vi são amarelos.
Logo, o canário do Luís é amarelo.

No primeiro caso, temos uma dedução, mas tanto a premissa como a conclusão são particulares e não gerais. No segundo, temos uma indução, mas a conclusão é particular ao passo que a premissa é geral. 
Estes contra-exemplo…

Teste intermédio de Filosofia

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Foi realizado esta manhã o teste intermédio de Filosofia. Já se encontram disponíveis na página do GAVE tanto a versão 1 como a versão 2 da prova. E estão também disponíveis os critérios de gerais de classificação.
Mesmo uma leitura muito apressada do enunciado da prova permite concluir que há um enorme progresso em relação às provas do ano anterior: mais filosófica, mais centrada no essencial, mais equilibrada e sem os erros crassos da anterior. Boas perspectivas, portanto.
É certo que tem algumas coisas que merecem reparo, mas são sobretudo pormenores. A começar pelo Grupo I da versão 2, que tem duas perguntas de escolha múltipla que terão de ser anuladas. Não foram problemas de carácter científico, pois nota-se claramente que se trata de simples gralhas. Quanto ao resto, a formulação das perguntas 2.A e 2.B do Grupo II é algo infeliz, pois não fica imediatamente claro o que se pretende. Como infeliz é a pergunta 1 do Grupo IV, pois a expressão «conhecimento verdadeiro», naquele co…

50LF no Brasil também

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Decorreu na semana passada o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação, organizado pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil). Fui convidado a participar no encontro com um mini-curso sobre avaliação das aprendizagens em filosofia, com a presença de professores do ensino secundário (ensino médio, no Brasil) e estudantes universitários de filosofia.

O mini-curso foi gravado em vídeo e, se não for tecnicamente demasiado complicado, talvez possam vir a ser aqui disponibilizados alguns excertos. Uma coisa é certa: no Brasil, o ensino da filosofia está cada vez mais na ordem do dia. Isso foi notório no próprio encontro, pois contou com a presença de professores de vários pontos, de norte a sul do Brasil.

Contudo, a coisa mais surpreendente (agradavelmente surpreendente, diga-se) foi verificar que vários professores acompanhavam o trabalho dos autores de A Arte de Pensar, usado em algumas escolas brasileira…

Aveiro

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Em Aveiro, o nosso manual será apresentado no Hotel Meliã Ria no dia 20 de Abril (sábado), às 9:15 da manhã. Para se inscrever, clique aqui.

Alfafilos

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Alfafilos é um blog que já tem vários anos e se mantém sempre atualizado, graças ao empenho de Sérgio Cortinhas, seu autor, que é professor no Externato Infante D. Henrique, em Braga. Especialmente destinado aos alunos de filosofia do secundário, inclui uma seleção criteriosa de textos, notícias, recomendações práticas, ligações, etc.
Nota: Esta indicação é um excerto do Livro de Apoio.

Coimbra

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O nosso manual será apresentado em Coimbra no Hotel D. Luís no dia 19 de Abril (sexta-feira), às 16:15. Para se inscrever, clique aqui.

Formação na Ilha da Madeira

Rolando Almeida irá dar um curso de formação sobre pensamento crítico e argumentação para professores e educadores de infância, a partir do próximo dia 4 de Maio. Mais informações no blog do autor.

Apontamentos: utilitarismo

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Eis um pequeno apontamento organizador sobre o utilitarismo, como muitos que iremos aqui publicar. Clique na imagem para ver melhor.


Braga

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O nosso manual será apresentado em Braga no Hotel Meliã, no dia 17 de Abril (quarta-feira), às 16:15. Para se inscrever, clique aqui.

Boas páginas de filosofia

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Páginas de Filosofia, de Rui Areal e Sérgio Lagoa http://paginasdefilosofia.blogspot.pt
Este blogue, da autoria dos professores Sérgio Lagoa e Rui Areal, tem já os seus créditos bem firmados. É muito informativo e atento, com muito material interessante disponível.
Acaba de ser actualizado com uma boa notícia: a publicação da 2ª edição (revista e aumentada) do Manual de Filosofia Política, organizado por João Cardoso Rosas. Esta nova edição conta também com a colaboração de Rui Areal, um dos autores de Páginas de Filosofia.

Friedrich Nietzsche

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Para viver sozinho é preciso que se seja um deus ou uma besta, diz Aristóteles. Deixando assim de lado o terceiro caso: é preciso que se seja ambos — um filósofo.

Viseu

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O nosso manual será apresentado em Viseu, no próximo dia 13 de Abril (sábado), às 9:15, no Hotel Montebelo. Para se inscrever, clique aqui.

Dicta & Contradicta

No Brasil publica-se uma revista cultural que dá particular atenção à filosofia, coisa que não existe infelizmente em Portugal. Essa revista chama-se Dicta & Contradicta e tem um blog animado por Júlio Lemos, entre outros colaboradores, que dá também particular atenção à filosofia. É uma boa fonte de informação e reflexão para todos nós.

Castelo Branco

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O nosso manual será apresentado em Castelo Branco no próximo dia 12 de Abril (sexta-feira), às 16:15 no Hotel Tryp Colina. Para se inscrever, clique aqui.

Apresentação do 50LF

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Eis uma apresentação de algumas das características do 50LF (clique na imagem para ler todos os diapositivos):


A filosofia vai ao cinema... na net

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Este é um blog algo diferente dos outros, pois procura introduzir a filosofia através dos filmes. O seu autor, Carlos Café, apresenta alguns guiões que permitem identificar e compreender melhor as ideias filosóficas que se podem encontrar em vários filmes. Mas há mais do que isso: pequenos diálogos filosóficos, textos filosóficos de alunos, música, etc. Único no género e muito recomendável.



NOTA: Mais um excerto do caderno do estudante e do livro de apoio ao professor.

Teorias medievais dos transcendentais

A Enciclopédia Stanford de Filosofia publicou hoje um novo artigo, dedicado às teorias medievais dos transcendentais. Apesar de não se tratar de um tema abordado no ensino secundário, será certamente uma importante contribuição para a formação filosófica geral de todos nós. 
O que é uma teoria dos transcendentais? Para isso temos de saber o que são os transcendentais, e a dificuldade é que ao longo da história da filosofia encontramos conceções diferentes, nem sempre compatíveis, de transcendentais. A ideia comum a todas é que um transcendental é algo como uma qualidade, atributo ou característica tão geral que é comum a tudo. A auto-identidade, por exemplo, é uma propriedade que todas as coisas têm; contudo, por se aplicar apenas a particulares (e não, por exemplo, a universais), alguns filósofos não considerarão que se trata de um transcendental. Aristóteles considera que a unidade era um transcendental, pois considerava que tudo, sem exceção, tinha unidade. 
Uma teoria dos transce…

É a vida...

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A minha passagem no programa da +TVI, É a Vida Alvim!
Clicar na imagem para ver a gravação.


Filosofia na net: Madeira Torres

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http://filosofianamadeiratorres.blogspot.pt
António Daniel
Mais um blog da autoria de um professor de filosofia do secundário, António Daniel, da Escola Secundária Madeira Torres (Torres Vedras). É um blog com actualizações regulares e uma boa diversidade de temas abordados. A visitar.

NOTA: Retirado do Caderno do Estudante e do Livro de Apoio de 50LF.

Utilitarismo dos atos e das regras

No 50LF não apresentamos a distinção entre utilitarismo dos atos e das regras. O professor que desejar fazê-lo, contudo, pode socorrer-se do Livro de Apoio, onde os seguintes esclarecimentos são apresentados.
Há duas maneiras bastante diferentes de desenvolver teoria utilitarista da ação correta: o utilitarismo das regras e o utilitarismo dos atos. É costume associar Mill ao utilitarismo dos atos, mas este parece inclinar-se mais para um utilitarismo das regras — acontece apenas que só no séc. XX a diferença foi completamente explicitada e foi o filósofo britânico R. M. Hare quem o fez.
O utilitarismo dos atos é a ideia de que uma ação é correta se, e só se, promove a maior felicidade para o maior número. Trata-se de uma aplicação direta da teoria utilitarista, ação a ação. Em contraste, o utilitarismo das regras concorda com a ideia anterior, mas acrescenta que precisamos de regras práticas porque não podemos estar o tempo todo a fazer tais cálculos. Assim, em cada caso banal da vida…

O uso de imagens no 50LF

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As imagens podem por vezes ser úteis, ilustrando ou sugerindo ideias. Quando se ensina estética e filosofia da arte, elas são mesmo imprescindíveis. No 50LF procurámos utilizar criteriosamente as imagens, para que não sejam fonte de ruído, mas de informação. 
50LF teve a honra de contar com a autorização expressa de alguns artistas internacionais contemporâneos para reproduzir algumas das suas obras. Foi o caso do reputado artista Thierry Guetta (que costuma assinar as suas obras como Mr. Brainwash), a quem se agradece a gentileza.
Eis, por exemplo, uma das obras de Mr. Brainwash, usada no manual.


Já agora, aqui fica também a fonte de inspiração, da autoria do pintor arcadista do século XVIII, Thomas Gainsborough.


Datas para apreciação, selecção e adopção de manuais

A Direcção Geral da Educação já definiu, por circular, o período durante o qual deverá ser feita a apreciação, selecção e adopção de manuais escolares. Esse período será entre os dias 13 de Maio e 7 de Junho.
Note-se que é suposto os grupos disciplinares fazerem, durante esse período, três coisas: apreciar, seleccionar e, por fim, decidir qual adoptar.
Como autores, colocamo-nos naturalmente à disposição de todos os professores que queiram esclarecer qualquer dúvida ou obter qualquer informação adicional. Nós estaremos por aqui, sempre disponíveis, mesmo depois das adopções.

Imperativo hipotético e imperativo categórico

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Aos professores que vierem a trabalhar nas suas aulas com 50 Lições de Filosofia será também facultado o manual digital. Este incluirá alguns recursos e materiais adicionais, que podem ser activados à medida que o manual for sendo percorrido. Aqui fica, a título de exemplo, um desses recursos (do Cap. 4, sobre ética), apenas disponível na versão digital do manual. 
Talvez esta tabela comparativa possa ajudar a arrumar melhor as ideias dos alunos na sua preparação para o teste intermédio do 11º ano, que é já no próximo dia 17 de Abril. Teste que, como é sabido, inclui matérias não só do 11º ano, mas também do 10º.

Clicar em cima da tabela para ampliar.

Porto

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O nosso manual será apresentado no Porto no próximo dia 6 de Abril (sábado), na Fundação Engenheiro António de Almeida, às 9:15. Para se inscrever, clique aqui.

O que somos nós?

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Acaba de ser publicado um novo livro de Richard Swinburne, um dos mais importantes filósofos contemporâneos e que, apesar da sua idade (nasceu em 1938, tem portanto 78 anos), continua muitíssimo ativo. Swinburne é conhecido entre nós devido ao livro Será Que Deus Existe?, publicado na Filosofia Aberta da Gradiva; na antologia Textos e Problemas de Filosofia (Plátano) encontramos também um excerto de outro livro seu, The Existence of God. Contudo, a maior parte da sua obra e pensamento continua largamente por descobrir entre nós. 
O seu novo livro tem por título Mind, Brain, and Free Will (mente, cérebro e livre-arbítrio). Com oito capítulos e pouco mais de 240 páginas, este é um livro sobre o que somos nós; como explica Swinburne na Introdução, "O ponto fulcral deste livro é a natureza dos seres humanos — se somos apenas máquinas complicadas ou antes almas que interagem com corpos; e o que se segue disto no que respeita a termos livre-arbítrio num sentido que nos torne moralment…

Filosofia na net: Dúvida Metódica

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Apesar da dúvida referida no título (duvida-metodica.blogspot.com), este é, sem dúvida, um dos mais recomendáveis blogs de filosofia destinados sobretudo a estudantes do secundário. Mesmo sendo um blog de apoio aos alunos dos autores, ambos professores na Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro), é muitíssimo útil para todos os estudantes de filosofia e não só. Sempre actualizado e com materiais próprios de grande qualidade.


NOTA: Tanto o caderno do estudante como o livro de apoio ao professor, que fazem parte do projecto 50 Lições de Filosofia, contêm uma secção sobre filosofia na Internet. Este post é um excerto dessa secção. Outros se seguirão.