Novo ano escolar


Esperamos que os colegas e estudantes tenham tido umas boas férias de Verão — eu no Brasil ainda não tive as minhas férias de Inverno (começam daqui a duas semanas). Estivemos parados aqui no blog de apoio ao 50LF, mas agora é tempo de retomar os nossos trabalhos. Todas as sugestões são bem-vindas!

O nosso objectivo aqui é dar apoio aos professores e alunos que usam o 50LF. Faremos este trabalho acompanhando o ritmo da leccionação das matérias. Mas porque os ritmos diferem ligeiramente, qualquer professor pode contactar-nos dizendo que entrou já numa dada matéria e deseja alguma orientação nossa. O que faremos aqui é indicar a publicação de vários materiais didácticos, de reflexão e outros que complementem o 50LF; todos esses materiais são publicados no espaço do manual digital, cuja ligação directa está já disponível no menu superior. Evidentemente, só os professores que adoptaram o 50LF têm acesso ao manual digital e a todos os materiais que continuaremos a acrescentar a este inovador recurso pedagógico.

Muitos materiais estão disponíveis aqui no próprio blog porque foram produzidos antes de o manual digital estar pronto, e continuarão aqui livremente disponíveis para todos. E é alguns desses materiais que quero destacar agora, pois podem ser úteis para os professores que se preparam agora para começar a leccionar o 10.º ano:

  • O que é a filosofia? — Encontramos aqui um conjunto de PowerPoints que podem ser usados pelo professor logo na primeira aula para apresentar a filosofia aos alunos; e espero que os alunos se sintam intrigados e estimulados com esta apresentação da nossa disciplina! 
  • O que é a filosofia, afinal? — Este texto, dirigido apenas a professores, esclarece vários aspectos didácticos da apresentação da filosofia a alunos do 10.º ano. Estudando este texto torna-se mais fácil compreender por que razão apresentamos a filosofia no 50LF da maneira como o fazemos. (E, claro, todas as críticas são bem-vindas!)
  • Ao apresentar a filosofia é inevitável explicar, pelo menos preliminarmente, que esta é uma disciplina a priori ou conceptual, tal e qual como a matemática (mas difere da matemática porque não trata apenas do que se pode resolver com os instrumentos formais da matemática). Isto significa ter uma compreensão aprofundada do conceito filosófico de conhecimento a priori (ainda que não seja necessário aprofundar este conceito com os alunos!). Temos aqui no blog dois textos meus que visam esclarecer algumas das subtilezas relacionadas com o conhecimento a priori: "Confusão a priori" e "A priori outra vez".  

Bom regresso ao trabalho! (E desejem-me boas férias de Inverno a mim, daqui a duas semanas!)

Comentários

  1. SAUDADES DE SUAS AULAS PROFESSOR! EXCELENTE TRABALHO ESSE MANUAL, COM MUITA OBJETIVIDADE E CLAREZA. ABRAÇOS

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    1. Olá, Flávia, tudo bem? Muito obrigado pelas tuas palavras!

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