Preparar o 11º ano: teoria do conhecimento


É já no final deste mês que será publicada esta excelente Introdução à Teoria do Conhecimento, de Dan O'Brien, na colecção Filosofia Aberta (Gradiva). É uma introdução contemporânea, mas historicamente informada, além de muito rigorosa e abrangente. Depois de, nos últimos tempos, ter lido uma boa dezena de outras introduções a esta disciplina central da filosofia, parece-me que esta de Dan O'Brien é a mais adequada para o público português. 

Como seria de esperar, o livro inclui capítulos sobre a própria definição do conhecimento, sobre as fontes do conhecimento, sobre a justificação e sobre o cepticismo (em particular a discussão dos argumentos cépticos avançados por Descartes), que são temas centrais do programa do 11º ano de Filosofia. 

Mas também tem um capítulo inteiro sobre o problema da indução, tanto na formulação tradicional de Hume como na do chamado «novo enigma da indução», formulado por Nelson Goodman. Como sabemos, o problema da indução é um problema epistémico (trata-se da justificação do raciocínio indutivo), mas que terá importantes implicações na questão do método científico, o que também faz parte do programa do 11º ano. 

Mas o livro é ainda muito útil para leccionar alguns temas do programa do 10º ano, pois inclui um capítulo sobre conhecimento moral (onde se discutem perspectivas como o cepticismo moral, o relativismo moral e o emotivismo, por exemplo), e outro capítulo sobre a justificação da crença na existência de Deus, no qual se expõem e discutem os argumentos tradicionais, bem como a questão dos milagres, a aposta de Pascal e as posições ateístas e agnósticas.

As primeiras secções de cada capítulo são sempre muito acessíveis e esclarecedoras, usando a informação dada nessas secções para avançar depois gradualmente na discussão nas secções seguintes. Tudo isto num diálogo feliz entre a tradição filosófica e a discussão contemporânea.

Penso que um livro como este estava a fazer falta entre nós, até porque se trata de uma área central da filosofia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

Filmes

O universo da lógica