O que é uma religião?



Apesar de a maior parte das religiões estarem associadas a crenças em divindades, nem todas o estão. Michael Martin, no livro Um Mundo Sem Deus: Ensaios sobre o Ateísmo, que traduzi para as Edições 70, explica que há algumas variantes de budismo ateísta. Trata-se de manifestações religiosas que rejeitam a existência de quaisquer divindades (e não apenas da divindade teísta), mas insistem em valores vistos como religiosos como a bondade, a religação universal, o respeito pela natureza e a importância dos rituais.

Estas manifestações religiosas tornam mais difícil a tentativa de definir adequadamente, ou até caracterizar, o conceito de religião. O que é então uma religião? Nesse mesmo livro, Michael Martin discute um conjunto de nove características propostas por Alston que não seriam condições necessárias nem suficientes para algo ser uma religião, mas seriam características importantes. 

Contudo, mesmo aceitando que não se trata de condições necessárias nem suficientes, tais características parecem longe de captar aspectos importantes das religiões conhecidas. Por isso, outros filósofos propuseram outros conjuntos de características. Por exemplo, Elizabeth e Monroe Beardsley propõem um conjunto de cinco perguntas a que as religiões procuram responder, sendo precisamente isso que as caracteriza enquanto religiões:
  1. Quais são as características fundamentais dos seres humanos e quais são os problemas principais que enfrentam?
  2. Quais são as características da realidade não-humana mais significativas para a vida humana?
  3. Dada a natureza do homem e do universo, como devem os homens tentar viver?
  4. Dadas as respostas às primeiras três perguntas, que práticas irão melhor desenvolver e alimentar nos homens uma compreensão da natureza da realidade humana e não-humana e uma dedicação ao ideal de vida humana?
  5. Ao procurar respostas verdadeiras às primeiras quatro perguntas, que método ou métodos se deve usar?
Serão estas cinco perguntas aquilo que há de próprio e distintivo nas religiões? Haverá contra-exemplos, nomeadamente outras actividades que façam também estas cinco perguntas, mas não sejam religiões? Este é o debate que propomos para os alunos, caso o professor considere desejável e interessante. 

Boa discussão!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

O universo da lógica

Filmes