50LF no Brasil também


Decorreu na semana passada o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação, organizado pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais, Brasil). Fui convidado a participar no encontro com um mini-curso sobre avaliação das aprendizagens em filosofia, com a presença de professores do ensino secundário (ensino médio, no Brasil) e estudantes universitários de filosofia.

O mini-curso foi gravado em vídeo e, se não for tecnicamente demasiado complicado, talvez possam vir a ser aqui disponibilizados alguns excertos. Uma coisa é certa: no Brasil, o ensino da filosofia está cada vez mais na ordem do dia. Isso foi notório no próprio encontro, pois contou com a presença de professores de vários pontos, de norte a sul do Brasil.

Contudo, a coisa mais surpreendente (agradavelmente surpreendente, diga-se) foi verificar que vários professores acompanhavam o trabalho dos autores de A Arte de Pensar, usado em algumas escolas brasileiras, como também já conheciam o novíssimo 50LF, manifestando grande interesse em o adquirir. No sentido de satisfazer esses professores, a Didáctica Editora está a procurar uma solução para disponibilizar 50LF no Brasil a preços razoáveis.

Já agora, aproveito para partilhar um pormenor surpreendente: há professores no Brasil que chegam a ter 28 turmas. É, sem dúvida, um trabalho heróico. Mas não foi de todo surpreendente encontrar colegas e estudantes com grande qualidade. Também na filosofia precisamos de trabalhar em conjunto, pois podemos entender-nos muito bem, como pude confirmar.

Comentários

  1. Não pude ir ao evento, mas espero poder assistir a gravação mini curso e comprar o 50LF aqui no Brasil. Boas notícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 50LF estará à venda no Brasil dentro de umas 4 ou 5 semanas. Fique atento a dmurcho.com.

      Eliminar
  2. Caro Aires, o video será disponibilizado em breve. Aproveito para ratificar nossa alegria com sua impagável participação. Forte abraço, Adriano Menezes

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, Adriano. Pela disponibilização do vídeo e pelas simpáticas palavras. Grande abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

Filmes

O que é a filosofia, afinal?